Sabemos que a Terra apresenta 75% da superfície coberta de água e o restante são os continentes. A camada recoberta de água é denominada de hidrosfera.
Há bilhões de anos ocorriam na Terra muitas erupções vulcânicas. As erupções expeliam lavas, gases e muito vapor de água. Não havia água no estado líquido, só vapor… Esse vapor foi se acumulando na atmosfera durante muito tempo. A queda da temperatura fez com que o vapor de água se transformasse em líquido que, ao cair na crosta terrestre sob a forma de chuva, acumulou-se pouco a pouco nas cavidades da superfície terrestre, dando origem aos oceanos, mares e lagos. Ao se infiltrar no solo, a água formou lençóis subterrâneos, que surgem na superfície através de fontes.
A água está em toda a parte – nas nuvens, no mar, nos rios, nos lagos, em lençóis subterrâneos, no ar, nas plantas, nos animais, no nosso corpo.
Características da água
- incolor
- insípida
- inodora
Composição química da água
A molécula de água é constituída pela união de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Dizemos que a formula química da água é:
H²O – H-O-H
Estados físicos da água
A água apresenta-se em três estados físicos
- Sólido
- Líquido
- Gasoso
Toda matéria – sólida, líquida ou gasosa – é formada por pequenas partículas chamadas de átomos. Os átomos costumam agrupar-se, formando outras partículas chamadas moléculas. Tanto o átomo quanto as moléculas são invisível.
O estado físico da água pode mudar. A pressão e a temperatura são os principais fatores que influem na mudança do estado físico da água.
As mudanças mais comuns do estado da água são:
Solidificação – é a passagem do estado líquido para o estado sólido;
Fusão – é a passagem do estado sólido para o estado líquido;
Vaporização – é a passagem do estado líquido para o estado gasoso;
Condensação ou liquefação – é a passagem de uma substancia do estado gasoso para o líquido.